SuperAção chega a Barueri 

Barueri

Está selada a participação de Barueri no Programa SuperAção, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo. Nesta quinta-feira, dia 2, durante uma reunião na Prefeitura, o prefeito, a vice-prefeita, a presidente do Fundo Social, secretários municipais e a representante da deputada estadual Bruna Furlan receberam Andrezza Rosalém, secretária de Estado de Desenvolvimento Social. 

O encontro do Comitê Gestor do SuperAção teve como objetivo detalhar o programa e iniciar as ações. “Hoje marcamos a aterrissagem no município”, disse Andrezza. A secretária explicou que os agentes começarão a atuar em Barueri acompanhando 1.348 famílias cadastradas no CadÚnico, realizando um trabalho de busca ativa com visitas domiciliares. 

O ponto central desse processo é o Plano de Desenvolvimento Familiar (PDF), um documento construído em conjunto com as famílias, que traça metas, objetivos e ações para cada integrante, com foco na inclusão produtiva, no fortalecimento de vínculos comunitários e no acesso a direitos básicos. 

Barueri 

Oito cidades do estado foram escolhidas para iniciar o SuperAção, e Barueri está entre as primeiras. O prefeito Beto Piteri explicou que já ocorreram reuniões com o governo estadual e que a cidade está preparada. Disse ainda que todos os secretários municipais presentes se empenharão na causa. 

A presidente do Fundo Social, Damaris Piteri, destacou que ser o primeiro município trará desafios, mas que contará com todo o apoio necessário. Claudia Marques, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) e vice-prefeita, declarou: “Fico muito honrada em sermos os primeiros a receber um programa tão importante. Estamos preparados para conduzi-lo com muita responsabilidade”. 

O Comitê do SuperAção é formado pelo chefe do Executivo e pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que será o órgão central. Também contará com o envolvimento de secretarias como Saúde, Educação, Indústria e Comércio, Habitação e Fundo Social. 

SuperAção 

O programa é destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social e será dividido em três módulos: proteger, desenvolver e incluir. Na primeira etapa, as famílias identificadas pelos agentes de desenvolvimento do SuperAção receberão auxílio financeiro e serão acompanhadas pelos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). 

No segundo módulo, os participantes terão acesso à capacitação para o mercado de trabalho. Por fim, no módulo incluir, receberão um incentivo para a conclusão dessa capacitação e até para abrir o próprio negócio. Esse acompanhamento terá duração de dois anos, com monitoramento adicional por mais seis meses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *