Santana de Parnaíba celebra 445 anos com inauguração do novo Hospital e Maternidade Municipal

Santana de Parnaíba

Município comemorou o aniversário com uma programação especial que incluiu eventos culturais, shows, missa e a entrega de uma das maiores obras da história da cidade

Santana de Parnaíba, uma das cidades mais antigas do Brasil, completou 445 anos de fundação na sexta-feira (14/11). Para marcar a data, a prefeitura preparou uma programação especial que celebrou a história, a cultura e o desenvolvimento do município. O grande destaque das comemorações foi a inauguração do novo Hospital e Maternidade Municipal Santa Ana, um dos maiores sonhos dos parnaibanos, localizado na Avenida Geraldo Cezar, 613 – Campo da Vila.

Com cerca de 14 mil m²  de área construída e 200 leitos, o hospital conta com ala de emergências e urgências, pronto-socorro adulto e pediátrico, unidades de internação, centro cirúrgico e UTI. A estrutura será equipada com tecnologia de ponta, permitindo a realização de exames de raio-X, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, garantindo mais qualidade e agilidade no atendimento à população, além de representar um marco para o sistema municipal.

Um dos grandes avanços é o Tomógrafo Multislice de 64 canais, equipamento moderno capaz de realizar exames tridimensionais (3D) e angiotomografias coronarianas sem procedimentos invasivos, podendo atender pacientes com peso de até 230 kg.

Vale ressaltar que, a partir das 7h da manhã deste sábado (15/11), os atendimentos da Maternidade Santa Ana e do Pronto-Socorro Adulto e Infantil passam a ser realizados no novo hospital. A gestão e a administração são de responsabilidade da Agir Saúde, Organização Social vencedora da licitação. A instituição tem ampla experiência na administração hospitalar e se destaca por oferecer atendimento humanizado, aliado à eficiência, tecnologia, inovação e constante capacitação de seus profissionais.

TABELA SUS PAULISTA

 Durante a cerimônia de inauguração, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, fez um anúncio significativo para a saúde: o novo hospital municipal integrará a tabela SUS Paulista. Uma medida importante, pois a inclusão do Hospital de Santana de Parnaíba nesse programa trará mais recursos para a unidade, permitindo a ampliação de serviços e o atendimento de uma demanda crescente por procedimentos médicos e de urgência.

A tabela SUS paulista, que estabelece valores mais altos para procedimentos médicos realizados no sistema público, tem o objetivo de aumentar a qualidade do atendimento e proporcionar mais condições para que os hospitais possam oferecer serviços de excelência. A medida também visa aliviar a sobrecarga das unidades de saúde e garantir que mais pessoas tenham acesso a tratamentos e cuidados médicos adequados.

COMEMORAÇÕES

As comemorações começaram antes da importante inauguração, logo ao amanhecer, às 6h, com a tradicional Alvorada, que contou com a apresentação da Orquestra Municipal percorrendo as ruas do Centro Histórico. Às 7h30, foi servido um café da manhã no Centro de Memória e Integração Cultural (Cemic), localizado no Largo da Matriz, 49. Em seguida, às 9h, aconteceu a missa solene na Igreja Matriz Santa Ana (Largo da Matriz, s/n). O evento da tarde ficou por conta da premiação do Concurso Literário no Cemic.

À noite, a celebração continuou na Barragem Edgard de Souza (Estrada dos Romeiros, km 40,5 – portão 2), com shows a partir das 20h. Subiu ao palco, Lidi Lima, seguida da dupla sertaneja Marcos & Belutti, conhecida por sucessos como “Domingo de Manhã”, “Eu Era” e “Romântico Anônimo”. Para encerrar o dia de festa, uma queima de fogos iluminou o céu em homenagem aos 445 anos de história de Santana de Parnaíba.

A entrada foi gratuita, e o público presente colaborou com a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade, em apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *