pedido foi feito por Pastor Gilson, que destacou que a ação deve ser um avanço nas políticas de inclusão e de saúde mental do município; em outro documento, o vereador também requisitou a instalação de semáforo para pedestres entre a Avenida Conceição Sammartino e a Rua Felipe Camarão
O requerimento nº 11/26 passou pelo plenário na 1ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira, realizada no dia 03 de fevereiro de 2026. Assinado pelo vereador Gilson Rodrigues de Souza (PP), o “Pastor Gilson”, o documento pediu à Prefeitura a execução das providências necessárias para a implantação de um Programa de Equoterapia no Portal Ecológico da cidade, aproveitando o espaço existente destinado a atividades ao ar livre.
O parlamentar explicou que a equoterapia é uma prática terapêutica assistida por cavalos, que utiliza o contato com a natureza como recurso complementar para a promoção da saúde física, emocional e mental. Para ele, a implementação do programa deve representar um avanço nas políticas de inclusão e saúde mental do município.
“O contato com o animal e o ambiente natural proporciona um espaço terapêutico mais acolhedor, previsível e seguro, respeitando o tempo, as necessidades e as individualidades de cada pessoa”, disse ainda.
Na data, Pastor Gilson também assistiu à aprovação do requerimento nº 12/26, também de sua autoria, que demandou a instalação de semáforo para pedestres no cruzamento da Avenida Conceição Sammartino com a Rua Felipe Camarão. Como justificativa, o autor frisou que a ausência de sinalização compromete a segurança e a fluidez da travessia, especialmente de idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

