Vereador cobra oferta de vacinação domiciliar às pessoas com TEA em Jandira

Jandira

De acordo com Tikinho, a medida deve garantir acesso pleno, humanizado e inclusivo à vacinação; o parlamentar lembrou que as pessoas com autismo podem apresentar hipersensibilidade a ambientes ruidosos, lotados ou desconhecidos, o que dificulta a imunização em locais públicos

A Câmara Municipal de Jandira aprovou dois requerimentos colocados pelo vereador Lucimar Henrique (Agir), o “Tikinho”, durante a 1ª Sessão Ordinária de 03 de fevereiro de 2026. No primeiro deles, de número 08/26, o parlamentar solicitou à Prefeitura a oferta de vacinação domiciliar para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) na cidade, visando garantir acesso pleno, humanizado e inclusivo à vacinação.

Tikinho argumentou que as pessoas com autismo podem apresentar hipersensibilidade a ambientes ruidosos, lotados ou desconhecidos, o que dificulta a imunização em locais públicos. “A vacinação em domicílio representa uma medida de respeito, acolhimento e cuidado com esses cidadãos, promovendo a inclusão e protegendo a saúde individual e coletiva”, acrescentou ainda.

O texto sugere que a medida deve abranger todas as vacinas constantes no calendário nacional de imunização, bem como campanhas especiais promovidas pelo Ministério da Saúde ou pelo município, mediante agendamento presencial ou por telefone na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima.

Por sua vez, o requerimento nº 09/26 indicou a criação do Campeonato de Decoração, Enfeites e Pintura em alusão à Copa do Mundo de 2026. Neste caso, a iniciativa tem como objetivo resgatar tradições populares, fortalecer o espírito comunitário e manter o clima festivo do evento.

Após a passagem pelo Poder Legislativo, as duas matérias seguiram para as mãos do Prefeito Henri Hajime Sato (PSD), o “Dr. Sato”.

Pamela de Andrade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *