Vereador jandirense sugere implantação de canil municipal da GCM na antiga base do SAMU, no Centro

Jandira

Tikinho explicou que a medida deve reforçar o patrulhamento preventivo e as ações táticas da corporação, como buscas, salvamentos e detecção de entorpecentes; na data, o parlamentar também cobrou, em outro requerimento, a reabertura da Estrada Velha de Itu, na Vila Márcia

O vereador Lucimar Henrique (Agir), o “Tikinho”, colocou dois requerimentos em votação na 20ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira, ocorrida no dia 17 de junho de 2025. Por intermédio do documento nº 320/25, o parlamentar requisitou à Prefeitura a realização de estudos técnicos e administrativos para a implantação de um canil municipal, destinado à GCM (Guarda Civil Municipal), na antiga base do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), localizada na Avenida Carmine Gragnano, no centro da cidade.

Segundo Tikinho, sua solicitação visa fortalecer a atuação da GCM com a estruturação de canil próprio para o desenvolvimento de ações com cães treinados, voltados ao patrulhamento preventivo, ações táticas, apoio em operações de segurança, buscas, salvamentos e detecção de entorpecentes.

O uso de cães adestrados pelas forças de segurança tem se mostrado eficiente e estratégico em diversos municípios do país, contribuindo para o aumento da sensação de segurança, reforço no policiamento ostensivo e melhor desempenho em operações especiais, Além disso, cães de guarda e patrulha funcionam como elemento de dissuasão e apoio operacional, com alto grau de eficácia”, acrescentou em sua justificativa.

O proponente destacou ainda que a implantação do canil municipal da GCM permitirá a guarda, o treinamento, o acondicionamento e os cuidados veterinários adequados dos animais, com estrutura e pessoal capacitado, obedecendo todos os protocolos legais e sanitários.

Em seu turno, o segundo requerimento de Tikinho, de número 321/25, aconselhou a reabertura da Estrada Velha de Itu, situada na Vila Márcia. Para o autor, a medida é fundamental para o desenvolvimento do bairro e para a melhoria do trânsito na região.

Com a aprovação do plenário, os dois textos foram encaminhados para análise do Poder Executivo.

Pamela de Andrade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *