Sarau Delas: Arte, força e afeto em uma tarde gelada em Jandira 

Jandira Cultura

O frio cortante da tarde de sábado (09) não foi capaz de congelar a chama que tomou conta do primeiro Sarau Delas,  um encontro dedicado exclusivamente às mulheres, à sua arte e às suas vozes. Mais que um evento, foi um manifesto sensível, com talento, encanto e um grito de desagravo à violência contra a mulher. Vozes que se levantaram com força, mas também com a delicadeza que cura.

Paula Teck

Produzido com recursos do Criarte  e iniciativa da Secretaria de Cultura de Jandira, o sarau foi apresentado por Paula Teck e reuniu grandes nomes e talentos locais em uma celebração coletiva de música, teatro, dança, poesia, literatura, artes visuais e afeto. Foi espaço para apresentar, reunir e confraternizar,  um fomento que fortalece laços e multiplica oportunidades para os artistas da cidade.

Vereador Tikinho

O evento contou ainda com a presença do vereador Lucimar Henrique (Agir), o “Tikinho”, prestigiando e apoiando a valorização da cultura local.

Sara, Deh e Megue

O público foi embalado por apresentações como as das poetisas Sara (“Coisa de Mulher”, “Aqui vai um recado”, “Violência contra a Mulher”, “A luta não é entre nós, é de quem nos quer apagar” e “Desescolhida”), Deh (“Qual a desculpa da vez” e a marcante referência às mulheres vítimas de violência em “61 Socos”) e Megue, que trouxe versos carregados de amor e resistência.

Fabiana Aguiar

Na música, brilhou a força de Fabiana Aguiar que performou também na dança,  cantou (“Maria Maria” e “Brasil”), Kell Machado, com sertanejo  da atualidade e autoral com histórias de sua trajetória, e Amabile, do Duo Classic Rock, interpretando sucessos nacionais e internacionais. O encerramento ficou por conta de Cláudia Calango, que presenteou o público com composições próprias.

Kell Machado, Elaine Amabile
Claudia Calango

A literatura teve seu espaço com o lançamento do livro “Como sair da toca”, da psicóloga e pós-graduada em gestão de pessoas Vera Lúcia Biscuola, uma leitura doce e reflexiva sobre a vida, a perda e o luto.

Vera Lúcia Biscuola

O teatro marcou presença com a divulgação do espetáculo “Antígona – A Voz da Resistência”, que estreia em 03 de outubro no Teatro Ribalta. A performance “Poéticas da Dança”, coreografada por Raissa Matos ao som de Walk of Fame, foi um dos momentos de grande emoção, fruto de um workshop intensivo no qual os alunos Mateus Cater, Auri Purpure, Ju Rodrigues, Monalisa de Bandana, Rich Barbosa, Leilane Alves, Gabrielly Dionísio, Oliver Manoel e Manu Rodrigues aprenderam e apresentaram a coreografia em apenas dois dias.

Antígona – A Voz da Resistência
Poéticas da Dança – Coreografa Raissa Matos

 

Durante o evento, a artista Lelex Art desenvolveu e apresentou ao vivo uma obra exclusiva, enquanto o espaço também abrigou uma delicada exposição das bonecas fabulosas.

Lelex Art
Exposição Fabulosas

O Sarau Delas deixou claro que arte e resistência caminham juntas, que é possível transformar dor em beleza, e protesto em poesia. E, mesmo em uma tarde gelada, o calor humano foi o verdadeiro protagonista.

Nossa Oeste – siga, comente e compartilhe, nos ajude a crescer!

Texto: Adriana Biazoli

Imagens: Ritinha Rodrigues

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *