Câmara de Jandira aprova projeto que obriga concessionária a instalar equipamento eliminador de ar nas tubulações de água

Jandira

Assinada pelo vereador Fábio Betera, a proposta busca garantir uma cobrança mais transparente e justa, fazendo com que os munícipes paguem apenas pelo volume de água realmente utilizado

Com dez votos a favor, o plenário da Câmara Municipal de Jandira aprovou o Projeto de Lei nº 99/25 durante a 33ª Sessão Ordinária, em 21 de outubro de 2025, o que pode gerar economia nas contas de água dos moradores da cidade. De autoria do vereador Fábio Camilo dos Santos (PT), o “Fábio Betera”, a proposição estabelece que a concessionária responsável pelo abastecimento de água no município fica obrigada a realizar, gratuitamente, a instalação de equipamentos eliminadores de ar nas tubulações do sistema de abastecimento, mediante solicitação do consumidor.

Fábio Betera explicou que a iniciativa tem o intuito de evitar que o ar presente nas redes de abastecimento, comum em situações de manutenção ou racionamento, seja contabilizado pelos hidrômetros como se fosse água consumida. “O presente projeto de lei tem como objetivo garantir maior transparência, justiça e equilíbrio na medição do consumo de água, assegurando que os consumidores paguem apenas pelo volume efetivamente utilizado”, defendeu o parlamentar.

Ainda segundo ele, além de proteger os direitos dos cidadãos, a ação deve contribuir para o fortalecimento da relação de confiança entre a concessionária e a população, promovendo um serviço público mais eficiente. Após a devida tramitação na Casa de Leis, a matéria foi encaminhada para apreciação do Poder Executivo.

Pamela de Andrade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *