A Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria de Educação, tem a alegria de anunciar que a cidade foi contemplada com o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, iniciativa do Ministério da Educação que reconhece secretarias de educação comprometidas com a implementação da Lei nº 10.639/03, atualizada pela Lei nº 11.645/08, e com políticas voltadas à equidade racial e à educação escolar quilombola.
O selo integra a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e tem como objetivo fortalecer as redes públicas que promovem práticas educacionais inclusivas, valorizando a história e cultura afro-brasileira.
Em sua edição inaugural, apenas 436 secretarias de educação em todo o país foram reconhecidas (428 municipais e 8 estaduais), sendo Carapicuíba uma das cidades premiadas. O selo também ressalta as iniciativas que envolvem formação continuada de professores, participação da comunidade e sustentabilidade institucional das ações.
A Secretaria de Educação de Carapicuíba celebra esse reconhecimento, que reafirma o compromisso do município com uma educação plural, antirracista e transformadora, promovendo o respeito, a diversidade e a valorização da identidade cultural de todos os alunos.
Sobre o Selo
O selo leva o nome da professora e pesquisadora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, referência nacional na luta contra o racismo e na promoção da educação inclusiva, sendo uma importante inspiração para as políticas educacionais premiadas.

