Cidade da Educação: Fatec de Santana de Parnaíba completa 10 anos e se consolida como referência regional

Santana de Parnaíba

Primeira faculdade pública do município, a instituição já atendeu 2,2 mil estudantes e é pioneira na oferta de almoço e jantar aos alunos

“Em Santana de Parnaíba, nossos filhos vão pra faculdade”. Com esse lema, a prefeitura estabeleceu como meta impulsionar o Ensino Superior no município e gerar oportunidades para milhares de jovens. Era preciso, então, criar condições para que esse objetivo se concretizasse: o Ensino Médio foi aprimorado em articulação com o ensino técnico, iniciou-se o curso pré-vestibular e novas faculdades se instalaram na cidade.

Nesse contexto, nasceu a unidade local da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), que celebrou seu aniversário de 10 anos nesta quinta-feira (14/8). A cerimônia foi realizada na própria faculdade, na Fazendinha, com a presença de alunos, ex-alunos, professores e autoridades municipais. O evento contou com apresentação da Orquestra Municipal de Santana de Parnaíba, exibição de vídeo sobre a história da Fatec, entrega de placas de homenagem, discursos das autoridades e coquetel de encerramento.

Na ocasião, o diretor da Fatec de Santana de Parnaíba, professor Ricardo Slavov, agradeceu a prefeitura por investir na instituição e destacou o fato de a unidade ter sido a primeira do Estado a fornecer almoço e jantar aos alunos. “A cidade foi pioneira nisso e outros municípios passaram a fazer o mesmo em suas unidades. Essa iniciativa estimula os alunos a não desistirem dos estudos e reforça o compromisso da prefeitura com a educação”, destacou Slavov.

Orgulho para a comunidade

De acordo com diretor da Fatec, passaram pela instituição, nos últimos 10 anos, 2,2 mil estudantes, entre formados e não concluintes. “Hoje, temos 985 alunos em formação e 490 profissionais já formados, atuando em empresas e setores diversos da nossa cidade e região. Um verdadeiro orgulho para nossa comunidade”, ressaltou Slavov. A unidade oferece os cursos de Tecnologia em Gestão Comercial, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Segurança da Informação e Ciência de Dados.

No evento, o diretor de Relações Institucionais do Centro Paula Souza, autarquia que administra as Fatecs e as Etecs, Aldie Trabachini, destacou o empenho da prefeitura na conquista da faculdade. “Hoje a gente vê a consolidação de um projeto que deu certo, um projeto de transformação social. Nós vimos a procura de Fatecs por centenas de prefeitos no Estado de São Paulo, e Santana de Parnaíba recebeu esta unidade graças ao empenho da gestão municipal. Em contrapartida, a Fatec está formando uma gama de profissionais que vão atuar na cidade e região trazendo prosperidade e impulsionando a economia”, disse Trabachini.

Histórico

A instituição foi oficializada em setembro de 2014 e iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2015 em espaço compartilhado com a Etec Bartolomeu Bueno da Silva – Anhanguera, na região da Fazendinha. Em 2019, a Prefeitura de Santana de Parnaíba entregou o prédio próprio da Fatec. O equipamento público possui três andares, 12 salas de aula, 10 laboratórios de informática, auditório, biblioteca, salas de aula maker e outros espaços para projetos.

Inicialmente, a Fatec oferecia somente o curso de Tecnologia em Gestão Comercial, pela limitação do espaço. Com a conquista do prédio próprio, foram implementados os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em 2019, e Segurança da Informação e Ciência de Dados, em 2020. A faculdade informou que vai iniciar um novo curso em 2027: Sistemas para Internet, destinado a alunos oriundos do Ensino Médio habilitados em Informática para Internet na Etec (Escola Técnica Estadual) Bartolomeu Bueno da Silva – Anhanguera.

Etecs

Antes da Fatec, a cidade já possuía duas Etecs: a unidade que leva o nome de Bartolomeu Bueno da Silva, inaugurada em 2012; e a Etec Professora Ermelinda Giannini Teixeira, que iniciou as atividades em 2009. As unidades oferecem Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio com possibilidade de articulação com a Fatec, de modo a facilitar o ingresso dos alunos ao Ensino Superior. Atualmente, a prefeitura está reformando e ampliando o prédio da Etec Bartolomeu, que deve aumentar sua capacidade de atendimento.

Cursinho pré-vestibular

Entre as estratégias da prefeitura para estimular a formação universitária está a oferta gratuita do cursinho pré-vestibular aos estudantes da rede pública. A edição deste ano teve início no sábado (9/8), com a participação de 420 estudantes. Duas modalidades são oferecidas: uma para alunos da 3ª série do Ensino Médio que vão prestar o vestibular ou o Enem; e outra a estudantes do 9º ano que pretendem ingressar na Etec.

Vestibular 2026

O período de inscrição para ingresso na Fatec em 2026 vai de 15 de setembro a 7 de novembro. O prazo para solicitar isenção ou redução da taxa encerra em 12 de setembro. Para mais informações, acesse o link: https://vestibular.fatec.sp.gov.br/home/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *