Cultura Popular em Alta: Jardim Figueirão recebe o evento CultMusicPopJan com apresentações memoráveis Por Nossa Oeste

Jandira Cultura

Mais que um simples evento artístico, o CultMusicPopJan foi o reflexo de uma conquista construída a muitas mãos. Realizado na Rua Nova Conquista, 113 – Jardim Figueirão, o projeto foi contemplado pelo Edital nº 02/2025/SMCT, com patrocínio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Jandira, apoio da Prefeitura, da Secretaria de Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural.

A proposta levou à comunidade, na tarde deste domingo, 03, arte, cultura e encontros verdadeiros, dando visibilidade a talentos locais e reforçando o papel transformador da cultura no Município.

Destaques da Programação

Jaci e Adriana – Bonecos de Fantoches
Com leveza e humor, os personagens Tutu (interpretado pela contadora de histórias,  Adriana Biazoli) e Tio Tonho (vivido por Jaci Almeida, ambientalista e educador) trataram de temas essenciais, como o descarte correto do lixo e a importância da separação dos recicláveis, em uma abordagem lúdica e educativa que envolveu crianças e adultos.

Microfone Aberto – Vozes da Comunidade
Artistas amadores como Fernando e Jesse puderam mostrar seu talento cantando músicas reforçando a ideia de pertencimento e protagonismo comunitário.

Zé da Sanfona e Afonsina
O casal emocionou o público com a autenticidade da moda de viola. Afonsina, aos 84 anos, medalhista dos Jogos Adaptados, trouxe não só sua voz, mas sua história de resistência e vitalidade.

Bonecos de Mamulengo
Trouxe uma reflexão lúdica sobre as enchentes e áreas de risco e também a clássica história dos Três Porquinhos ganhou releitura nordestina, cheia de humor, música e tradição, resgatando memórias afetivas de quem assistia.

Boi de Barrancas de São Francisco
Com 23 integrantes entre músicos, atores e cantores, a apresentação trouxe a força da cultura popular brasileira com ritmo, ancestralidade e cor.

Capoeira com Contramestre Tizil
Seis integrantes mostraram, por meio da capoeira, uma vivência afro-brasileira que une corpo, história e música. O público pôde participar e conhecer mais de perto essa expressão viva da nossa identidade.

MC Abdalas e MC Pedrinho
Pai e filho subiram ao palco para trazer suas rimas. Vozes do rap local,  emocionaram com letras que falam de identidade, território e resistência.

Encerramento com Josy Campos – A Braba do Piseiro
Josy encerrou a noite com alegria e entrega. Seu repertório atual e sua presença marcante fizeram o público dançar e celebrar cada momento.

Um evento feito com e para a comunidade

A recepção no Jardim Figueirão foi acolhedora. Um gesto simples, mas significativo, veio do casal Arthur e Iana, donos da Mercearia Gordinhos Pipas, que gentilmente cederam energia elétrica para a realização do evento — mostrando que cultura também se constrói com afeto, solidariedade e parceria.

O CultMusicPopJan reafirmou que a arte tem o poder de transformar, incluir e fortalecer os laços comunitários. Mais que um palco, o evento foi um espelho onde a cultura viva e plural de Jandira pôde se ver e se reconhecer.

Redação Nossa Oeste 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *