Tikinho explicou que o programa, disponibilizado pelo Governo Federal, tem o intuito de reduzir a burocracia das contratações públicas, gerando mais oportunidades de negócios para pequenos empreendedores locais; na ocasião, o vereador também pediu a implantação de sinalização viária para reorganizar o fluxo de veículos nos bairros Jardim Aurora e Vila Makenzi
Na 22ª Sessão Ordinária, dada em 05 de agosto de 2025, a Câmara Municipal de Jandira aprovou dois requerimentos elaborados pelo vereador Lucimar Henrique (Agir), o “Tikinho”. Por intermédio do documento nº 359/25, o parlamentar sugeriu à Prefeitura a adesão do município ao Programa Contrata+Brasil do Governo Federal.
Na justificativa do texto, Tikinho argumentou que o principal objetivo do programa é reduzir a burocracia das contratações públicas, gerar mais oportunidades de negócios para pequenos empreendedores locais e, consequentemente, fomentar emprego e renda. “A ferramenta funciona de maneira prática: o órgão público cadastra sua necessidade de serviço e, em seguida, fornecedores previamente registrados podem enviar suas propostas com o valor do serviço. Encerrado o prazo, a administração pública avalia as propostas e escolhe a mais vantajosa”, esclareceu.
Ainda segundo o autor, além de democratizar o acesso dos pequenos fornecedores ao mercado público, o Contrata+Brasil garante maior eficiência, agilidade e economia para a administração municipal. Ele reforçou ainda que “com a adesão ao programa, a Prefeitura de Jandira poderá priorizar negócios locais, fortalecendo a economia da cidade e permitindo que os microempreendedores individuais ofereçam seus serviços de forma direta e simplificada, sem a necessidade de editais complexos e demorados”.
Por sua vez, o requerimento nº 360/25 aconselhou a realização de estudos técnicos visando a implantação de sinalização viária horizontal e vertical, bem como a instalação de tachões, com o objetivo de reorganizar o fluxo de veículos na Rua dos Mellos, no Jardim Aurora, e disciplinar o acesso à Rua Hildebrando Firmino Lino da Costa, na Vila Makenzi. Tal medida deve promover um tráfego mais ordenado na região.