Proposto pelo vereador Franklin Venancio, requerimento visa garantir, a longo prazo, mais sustentabilidade e economia à cidade
O requerimento nº 125/25 passou pelo plenário da Câmara Municipal de Jandira na 7ª Sessão Ordinária, ocorrida no dia 18 de março de 2025. Redigido pelo vereador Franklin Venancio da Silva Netto (PL), o documento cobrou da Prefeitura a implantação de energia fotovoltaica (energia solar) em todas as futuras obras de prédios e espaços públicos do município. Ele pediu ainda que fosse verificada, de forma individualizada, a possibilidade de instalação de energia fotovoltaica nos prédios já existentes.
De acordo com o parlamentar, a iniciativa deve contribuir com a preservação do meio ambiente, além de gerar economia aos cofres públicos. “A energia solar é o futuro – não só no Brasil, mas no mundo –, pois é uma energia limpa, que traz economia financeira, além de ajudar o meio ambiente”, sustentou na tribuna.
Em seguida, Franklin Venancio também assistiu à aprovação de seu requerimento nº 126/25, que contou ainda com a subscrição dos vereadores Marcos da Silva Ferreira (PSD), o “Beda”, e Michel de Oliveira Viana (Mobiliza), o “Michel Viana”. Nele, os autores reivindicaram a construção de uma escola em período integral no local onde, atualmente, se encontra a Escola Mariano Marcelino Nascimento, no bairro Sagrado Coração.
Segundo eles, a construção da nova escola deve proporcionar um ambiente de ensino mais adequado e seguro aos alunos, contribuindo para a redução da vulnerabilidade social na região. Depois da aprovação na Casa de Leis, os dois textos foram encaminhados para a análise do Poder Executivo.