Parque Shopping Barueri recebe a exposição Catrinas – A Arte Além da Vida e mergulha na tradição mexicana do Día de los Muertos

Barueri

Parque Shopping Barueri recebe a exposição “Catrinas – A Arte Além da Vida” e mergulha na tradição mexicana do Día de los Muertos
O Parque Shopping Barueri recebe, entre os dias 2 de agosto e 12 de setembro, em um verdadeiro portal para a vibrante e simbólica cultura do México, A exposição gratuita “Catrinas – A Arte Além da Vida”, da Expo de Bonecas, assinada por Marco Coleções e Lucas Piva. Ela leva ao público um olhar artístico e sensível sobre uma das celebrações mais emblemáticas do país latino-americano: o Día de los Muertos.

Instalada no Piso 1(Térreo), a mostra reúne 15 bonecas artesanais inspiradas nas icônicas caveiras mexicanas, as chamadas Catrinas, figuras que misturam elegância e esqueleto, beleza e transitoriedade, em uma estética que já é reconhecida mundialmente como símbolo de um povo que celebra seus mortos com cor, música, memória e alegria. O público poderá visitar a exposição de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h. O endereço é Rua Gen. de Divisão Pedro Rodrigues da Silva, 400 – Aldeia, Barueri.

Criada no início do século XX pelo ilustrador José Guadalupe Posada e eternizada na cultura popular como um símbolo de resistência e crítica social, La Catrina se tornou uma das maiores representações da arte mexicana. Na exposição de Marco Aurélio Bispo e Lucas Piva, cada boneca tem 31 cm, é articulada e totalmente personalizada à mão com peças importadas e acabamento minucioso. Trata-se de uma verdadeira imersão na alma mexicana, com elementos visuais e simbólicos que evocam tanto a ancestralidade quanto a contemporaneidade da arte popular.

A curadoria e a concepção das peças foram desenvolvidas por Marco, que é colecionador de bonecas reconhecido no meio, e Lucas Piva, seu colaborador criativo. Ambos mergulharam em uma pesquisa cuidadosa sobre os rituais do Día de los Muertos, criando versões únicas das Catrinas que vão além da ornamentação, são narrativas visuais que despertam sensações e provocam reflexão sobre a efemeridade da vida.

Marco Aurélio Bispo, colecionador desde os 13 anos e hoje com mais de 800 bonecas em seu acervo pessoal, deseja percorrer o país com suas exposições autorais. Ao lado de Lucas, já produziu mais de 400 peças personalizadas, explorando universos que vão dos contos de fadas à cultura folclórica internacional, sempre com apuro técnico e profundidade conceitual.

“Essa exposição é uma celebração da vida através da arte. As Catrinas representam não só a morte, mas a conexão eterna com quem amamos. Cada boneca tem alma, tem história, e convidamos o público a enxergar essa beleza”, afirma Marco.

Ao trazer a arte mexicana ao centro do debate artístico e cultural local, o Parque Shopping Barueri oferece mais do que uma experiência visual: promove um diálogo sobre memória, identidade e pertencimento, temas universais, costurados com poesia, cor e respeito à tradição.

Redação Nossa Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *