A nova unidade de ensino em tempo integral contará com 12 salas de aula, laboratórios, quadra coberta e capacidade para atender até 600 alunos.
O prefeito de Itapevi, Marcos Godoy, o Teco (Podemos), assinou nesta quinta-feira (18) o contrato para a construção da Escola Estadual do Vitápolis, que atenderá estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. A obra tem o prazo de execução de 12 meses e atende a uma demanda histórica da população do bairro.
A unidade educacional será construída em um terreno cedido pela Prefeitura, localizado na Rua Nelson Ferreira da Costa, nº 780, com área total de 5.154,37 m² e 3.671,41 m² de área construída.
O projeto prevê uma estrutura moderna e completa, com 12 salas de aula, sala de informática, dois laboratórios e uma quadra poliesportiva coberta de 622,07 m², garantindo condições adequadas para o desenvolvimento pedagógico, esportivo e social dos alunos.
Com capacidade para até 600 estudantes, a escola funcionará em regime de tempo integral, das 8h às 17h, oferecendo uma jornada ampliada de aprendizado, com atividades educacionais, culturais e esportivas.
Para o prefeito Teco, a assinatura do contrato pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Educação e da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), marca um avanço para o município.
“Essa escola é esperada há muitos anos pela população do Vitápolis. Agora, conseguimos viabilizar essa grande conquista para Itapevi, com a construção de uma escola moderna, bem estruturada e pensada para oferecer ensino de qualidade em tempo integral”, destacou.
A viabilidade da Escola Estadual do Vitápolis reforça o compromisso da Prefeitura de Itapevi com o fortalecimento da educação pública, valorizando alunos, professores e toda a comunidade escolar.
Uma conquista construída ao longo do tempo
O projeto teve o pedido atendido pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que autorizou, em julho desde ano, a abertura do processo licitatório para a construção da escola. O aviso foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).
A luta pela implantação da unidade é antiga. Desde quando era vereador, Teco já solicitava a construção da escola. Em 2017, ao assumir como vice-prefeito ao lado do então prefeito Igor Soares (Podemos), as articulações com o Governo do Estado foram retomadas.
Em 2021, a Prefeitura publicou o Decreto nº 5.628, declarando de utilidade pública o terreno destinado à obra. No ano seguinte, a Lei nº 3.011, de 24 de março de 2022, autorizou a doação da área ao Estado de São Paulo. A partir desse momento, a execução do projeto passou a depender exclusivamente do governo estadual.
Desde então, o prefeito Teco reiterou o pedido em todas as audiências com o governador, até a concretização do contrato que agora torna a escola uma realidade para o Vitápolis.
Foto: Helder Lins e Christian Carracci/PMI

