Prefeitura amplia em 82% capacidade de atendimento da Etec Bartolomeu Bueno da Silva

Santana de Parnaíba

O local passou por ampla reforma e ampliação; com as obras, a unidade poderá atender até 1.440 estudantes

A Etec (Escola Técnica Estadual) Bartolomeu Bueno da Silva – Anhanguera, da região da Fazendinha, passou por uma grande reforma e ampliação. Com os trabalhos praticamente finalizados, a modernização transformou a estrutura da instituição, que aumentou sua capacidade de atendimento e diversificou os espaços de aprendizagem.

Com o novo prédio, a Etec poderá atender até 1.440 estudantes – antes da reforma estavam matriculados 789 alunos, o que representa um aumento de 82,50% na capacidade de atendimento da unidade. Após concluir os detalhes finais, a previsão da Prefeitura de Santana de Parnaíba é reinaugurar a unidade no próximo mês.

Com as melhorias, a Etec ganhou três novas salas de aula (agora tem 18 no total); três novos laboratórios de informática, totalizando nove; e um laboratório de química, espaço inédito na escola, acompanhado de dois laboratórios gerais. Para o desenvolvimento acadêmico, a estrutura contará ainda com quatro salas de estudos avançados.

Além disso, entre as novidades, estão a expansão da cozinha e do refeitório, a construção de um palco para apresentações culturais, uma biblioteca modernizada e novos vestiários, sendo um especialmente adaptado para pessoas com deficiência (PcD). Entre os trabalhos executados, estão ainda reparos elétricos e hidráulicos, pintura, instalação de nova cobertura para a guarita, troca de piso, troca de telhado e outras melhorias.

Cobertura da quadra

Um dos grandes destaques da nova Etec Bartô é a construção da cobertura da quadra esportiva, uma antiga reivindicação dos alunos que agora se torna realidade. Além da cobertura, a quadra recebeu pintura e teve o piso e o alambrado trocados.

Entre os benefícios, a nova estrutura vai proteger os estudantes e os equipamentos do sol, chuva e vento, aumentando o conforto, a segurança e a vida útil do piso, além de permitir a realização de eventos em qualquer condição climática.

O novo espaço também deve promover redução de custos, uma vez que evita gastos futuros com reparos causados por infiltrações e desgaste prematuro da estrutura, além de preservar traves, redes e outros equipamentos.

Investimento

Instituída por lei em 2012, a Etec Bartolomeu Bueno da Silva ampliou a oferta de cursos e vagas ao longo dos anos, mas seu espaço estava defasado para comportar as novas demandas. Por isso, a prefeitura acolheu as reivindicações dos estudantes e do corpo docente e iniciou os processos licitatórios em 2023, com a assinatura dos contratos no ano seguinte.

O total investido pela prefeitura na reforma e ampliação da nova Etec Bartô e na construção da nova estrutura para a quadra foi de R$6,4 milhões. O investimento sinaliza a preocupação da gestão municipal com a excelência do ensino público em Santana de Parnaíba, desde o ensino infantil até o nível superior.

Secom de Santana de Parnaíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *