Atendimento será realizado no sábado (2), no CIS, para pacientes já agendados
Garantir que o paciente receba atendimento de qualidade, integral e abrangente, cobrindo todas as áreas necessárias de tratamento. Este é o objetivo do Projeto Vida Saudável criado pela Prefeitura de Itapevi, que será implantado na rede de saúde municipal a partir de agosto.
A primeira etapa do projeto acontece neste sábado (2), das 8h às 18h, no CIS – Centro Integrado de Saúde, na região do Santa Rita, por meio do atendimento a pacientes com diabetes, com idades entre 20 e 50 anos, todos já são atendidos na rede municipal.
“Estamos buscando alternativas para agilizar o atendimento de saúde e melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços oferecidos”, disse o prefeito Marcos Godoy, o Teco (Podemos).
No sábado, os pacientes que já foram previamente agendados, participarão de um grande circuito de atendimento de saúde. O primeiro procedimento é a triagem realizada por enfermeiros para verificação dos sinais vitais com medição de pressão arterial, peso, altura e testes de glicemia e eletrocardiograma.
Circuito
Na sequência, os pacientes irão realizar a avaliação dos pés e receber orientações sobre a rotina de saúde da pessoa com diabetes. A seguir, o paciente passará por nutricionista, endocrinologista, cardiologista, oftalmologista e dentista. Durante o circuito, se houver necessidade, o paciente poderá fazer exames complementares, se necessário. Após o atendimento, todas as informações serão inseridas no prontuário do paciente.
Protocolo
O Protocolo de atendimento do Projeto Vida Saudável foi especialmente elaborado para garantir a organização, fluidez e integralidade do cuidado aos pacientes, reunindo em um único dia de consultas profissionais de diferentes áreas da Saúde para oferecer uma avaliação clínica completa, orientações educativas e encaminhamentos adequados à rede municipal.
O evento piloto, do sábado (2), vai priorizar o atendimento a pessoas com diabetes, mas a Prefeitura vai estender a ação também para pacientes de hipertensão e do Programa Saúde da Mulher, entre outras especialidades.
Diabetes
Pessoas que já têm o diagnóstico de diabetes e não fazem o acompanhamento na rede municipal de saúde devem procurar a unidade básica mais próxima da residência para serem inseridas nos programas de controle e combate à diabetes.
Sintomas
Os principais sintomas do diabetes incluem sede excessiva, vontade de urinar frequente, fome intensa, fadiga, visão turva, perda de peso inexplicada e cicatrização lenta de feridas. Além disso, formigamento nas extremidades, infecções frequentes e pele seca também podem ser indicativos da doença.
Em casos de diabetes tipo 1, a perda de peso pode ser mais acentuada e a doença tende a surgir na infância ou adolescência. Já no diabetes tipo 2, os sintomas podem ser mais sutis e demorar mais tempo para aparecer, sendo comum a falta de sintomas em estágios iniciais.
UBSs
As UBSs são unidades de atendimento da atenção primária de saúde, com programas de prevenção de doenças, como vacinação e rastreamento de condições crônicas como diabetes e hipertensão. É importante que a população faça acompanhamento médico regular, prevenindo e evitando complicações de saúde mais graves.
Foto: Divulgação/PMI