Ações integram o Agosto Lilás e serão realizadas em diversos pontos da cidade
Desde o dia 1º, a Prefeitura de Itapevi está realizando a campanha Agosto Lilás, no mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Diversas ações foram planejadas para colocar este tema tão sensível em evidência.
Durante as próximas semanas, o tema será debatido em palestras, podcasts e apresentado em campanhas publicitárias nas redes sociais, adesivaço nas ruas e abordagens temáticas em pontos estratégicos da cidade.
“O fim da violência contra as mulheres é uma luta que deve ser de toda a sociedade e a conscientização sobre esta triste realidade é o primeiro passo para darmos um basta à violência doméstica de qualquer tipo”, disse o prefeito Marcos Godoy, Teco (Podemos).
O tema será muito explorado nos canais oficiais e redes sociais da Prefeitura, com interação online por meio de stories com caixinhas de pergunta, vídeos e experimentos sociais.
Programação
Dia 13, às 10h, acontece Reunião no CRAS Maristela com integrantes dos programas sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social. A mesma ação acontece no CRAS Amador Bueno e no Centro de Convivência do Idoso (22, às 14h); CRAS Cardoso (dia 29, às 14h); CRAS Aurora (29, às 9h30) e Brinquedoteca (de 12 a 15/08, manhã e tarde).
No sábado (16), agentes da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana irão fazer um adesivaço, das 8h às 12h, nos faróis do Corredor Oeste e Terminal de Ônibus, para conscientizar a população sobre assunto e divulgação dos números de telefone para o recebimento de denúncias sobre casos de agressão contra a mulher.
No dia 20, às 14h, acontece no Teatro Municipal, palestra com a promotora pública Dra. Gabriela Freire Vita e a Guardiã Edilaine Messias da Silva que falarão sobre estratégias de identificação, acolhimento e encaminhamento de casos de violência doméstica. O evento também contará com a presença de autoridades locais, agentes de segurança e servidores públicos que participam dos programas de combate à violência contra a mulher na cidade. Para participar, o interessado pode se inscrever com antecedência pelo link: https://is.gd/iJCFiW.
No dia 25, em uma ação conjunta com a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, às 10h, acontece no Espaço Marias – Casa da Mulher, palestra e orientação sobre os tipos de violência doméstica e a legislação que ampara as mulheres.
Já no dia 26, das 8h às 12h, no auditório da Secretaria de Educação, acontece ação promovida pelos CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial) Ciranda, Conviver e Reconstruir, palestra de conscientização e enfrentamento à Violência Contra a Mulher.
Canais de denúncia sobre violência contra a mulher:
Serviços com atendimento 24 horas:
Guardiã Maria da Penha (100 ou 180)
Guarda Civil Municipal de Itapevi (153 e 199)
Disque Denúncia da Polícia Civil (197)
Polícia Militar (190)
Foto: Divulgação/PMI