Prefeitura de Osasco será abastecida por energia limpa, anuncia prefeito

Osasco Meio Ambiente
Anúncio foi feito por Gerson Pessoa durante o Fórum ODS 2025 realizado no Teatro Municipal Glória Giglio

A Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Osasco realizou terça-feira, 15/4, o Fórum ODS 2025 no Teatro Municipal Glória Giglio (Avenida dos Autonomistas, 1533 – Vila Yara). O evento reuniu especialistas e representantes dos setores público, privado e do terceiro setor, marcando o início do novo ciclo do Programa de Certificações Nacionais ODS.

Durante o encontro, foram apresentadas ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável, em concordância com as metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), estabelecidos em 2015 como parte da Agenda 2030.

A programação contou com palestras de especialistas que abordaram iniciativas desenvolvidas no Brasil e no mundo em prol da sustentabilidade, educação, preservação meio ambiente e enfrentamento às mudanças climáticas, além de promover a troca de experiências entre os participantes.

O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, participou da abertura acompanhado pelo vice-prefeito, Lau Alencar, e pelos secretários Eder Máximo (Planejamento e Gestão) e Luciano Camandoni (Governo). Também estiveram presentes Babacar Bâ, cônsul honorário do Senegal em São Paulo; Gleuda Apolinário, representando o vice-governador Felicio Ramuth; Carolina Ferreira, vice-presidente do Instituto ODS; e Priscila Brustin, coordenadora da Certificação da ODS, além de secretários municipais e vereadores.

Em sua fala, Gerson Pessoa destacou que todos os projetos voltados à cidade devem considerar o pilar da sustentabilidade e que a meta é fazer com que as futuras entregas de equipamentos públicos sejam totalmente autossustentáveis. O prefeito também anunciou que toda a prefeitura passará a utilizar energia limpa.

“Seremos a primeira cidade da Grande São Paulo em que os prédios públicos serão abastecidos por energia limpa. Já iniciamos essa negociação com a criação de uma Agência de Inovação, que ficará responsável por contratar esse serviço. O processo está em andamento e, nos próximos meses, 100% da prefeitura utilizará energia limpa. Isso demonstra nosso compromisso com o futuro e reforça a prioridade do nosso governo. Temos o eixo verde, que integra as políticas de combate à fome, o programa Cartão Nosso Futuro, e o fórum nos permite compartilhar essas experiências e aprender com outras cidades”, afirmou.

O secretário de Planejamento e Gestão, Eder Máximo, enfatizou que o cuidado com o meio ambiente começa no âmbito individual e evolui para uma ação coletiva. “Para termos um mundo mais próspero, com justiça social e climática, é preciso começar individualmente, dentro de nossas casas. No dia a dia, ao fazermos o descarte correto dos resíduos ou outras ações, já estamos contribuindo com o meio ambiente”, declarou.

Algumas iniciativas em Osasco já estão alinhados às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como: o Cartão Nosso Futuro, programa de segurança alimentar para pessoas em situação de vulnerabilidade social (ODS 1, 2, 3, 4, 5, 8 e 10); Construção do Hospital Veterinário da Zona Norte (ODS 3,10 e 15); Conecta OZ (ODS 4,9 e 10), Lei de Zoneamento e Plano Diretor (ODS 6, 9, 10, 11 e 13) e o Centro de Inclusão Digital na Vila Menck (ODS 4, 8,9 e 10).

 

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são:

1 – Erradicação da Pobreza

2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável

3 – Saúde e Bem-Estar

4 – Educação de Qualidade

5 – Igualdade de Gênero

6 – Água Potável e Saneamento

7 – Energia Limpa e Acessível

8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico

9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

10 – Redução das Desigualdades

11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

12 – Consumo e Produção Responsáveis

13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima

14 – Vida na água

15 – Vida Terrestre

16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

17 – Parcerias e Meio de Implementação

Com informações Secom Prefeitura Osasco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *