Prefeitura de Santana de Parnaíba apresenta Plano de Metas 2025-2026 com mais de 110 obras, programas e ações   

Santana de Parnaíba

Entre os anúncios feitos, destaque para a inauguração do novo hospital e maternidade, criação de uma universidade virtual e construção de parques e colégios

A Prefeitura de Santana de Parnaíba fez a apresentação do Plano de Metas 2025-2026 na segunda-feira (25/8), com a ambição de promover grandes realizações e entregas para a população. Para marcar esse momento, a gestão municipal fez uma exposição detalhada do plano na Arena de Eventos, no Campo da Vila, com a presença de autoridades locais e representantes da sociedade civil, como empresários, profissionais liberais e usuários de programas sociais.

Ao todo, foram listadas mais de 110 obras, programas e ações nas mais diferentes áreas, como saúde, educação, assistência social, habitação, esporte, cultura, segurança e infraestrutura. Durante o evento, ainda foram realizadas apresentações culturais e de karatê com integrantes de núcleos mantidos pela prefeitura, e ainda houve apresentação da Orquestra Municipal de Santana de Parnaíba.

O plano foi elaborado com ampla participação popular, com mais de três mil contribuições em consultas públicas na internet, além de indicações dos vereadores. Do total elencado, mais de dez metas já foram cumpridas nos primeiros meses de 2025, como a construção da Fábrica de Programadores, reajuste no vale-alimentação, inauguração do Campo Municipal Gildásio da Silva Morais (antigo Beira-Rio), construção do novo acesso ao bairro 120 e da ligação do New Ville com a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes e a entrega da Delegacia de Defesa da Mulher e da Delegacia de Polícia Civil.

Novo Hospital e Maternidade Santa Ana

Entre os anúncios feitos no evento, destaque para o novo Hospital e Maternidade Santa Ana (HMSA), que deve ser inaugurado em 14 de novembro deste ano. Localizado na Avenida Geraldo Cezar, que faz ligação com a Estrada dos Romeiros e a Nova Ponte sobre o Rio Tietê, o hospital tem cerca de 14 mil m² de área, com Pronto-Socorro Infantil, Pronto-Socorro Adulto e centros cirúrgicos.

A unidade terá 200 leitos e equipamentos de ponta, como raios-x fixos e móveis, tomógrafo, arcos cirúrgicos, autoclaves e lavadora ultrassônica. Durante a apresentação do Plano de Metas, foi firmado o contrato entre a prefeitura e a AGIR Saúde – organização social que vai fazer a gestão do hospital.

Educação

Outro anúncio feito no evento foi a implantação da Universidade Virtual de Santana de Parnaíba, a Uniparna. O projeto tem como principal objetivo ampliar o acesso ao Ensino Superior aos jovens da cidade, sem que eles precisem sair do município. No evento de apresentação do Plano de Metas foi assinado um protocolo de intenções com a Universidade Presbiteriana Mackenzie para a efetivação do polo educacional.

Ainda na educação, a prefeitura tem por objetivo zerar a fila de creche com a inauguração de três novos colégios, no Suru, Jaguari e Cidade São Pedro; ampliar o acesso ao Ensino Integral; reformar 30 colégios; comprar mais 10 mil notebooks; expandir o Programa Conect; criar um programa de apoio psicológico para ADIs (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil); e instituir um bônus Ideb para servidores da educação.

Esporte e lazer

Para garantir o acesso a atividades físicas e de lazer a regiões periféricas da cidade, a prefeitura já está construindo um parque no Suru e outro no Cururuquara. Além disso, entre outras ações, a gestão vai ampliar o Parque Tibiriçá e revitalizar os demais, construir um campo de futebol no bairro Cidade São Pedro, fazer a cobertura das arquibancadas dos campos municipais, realizar a Copa do Povo e construir uma piscina coberta e aquecida no bairro 120.

Cultura e turismo

Conforme o Plano de Metas, o Centro Histórico de Santana de Parnaíba, um dos mais antigos e bem preservados do  país, deve passar por grandes transformações, com o projeto de enterrar a rede elétrica e implantar calçadões no local. Além disso, a prefeitura anunciou que vai construir o Centro Cultural de Santana de Parnaíba, uma biblioteca de vidro, promover uma Feira Literária e aprimorar o Natal de Luz.

Proteção à mulher e direitos sociais

Destacam-se ainda, no Plano de Metas, a proteção às mulheres e os direitos sociais, com a ampliação do programa Mãe Parnaibana e do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica), a criação do Plano de Ação para a Prevenção e Combate à Violência Doméstica e intensificação da Patrulha Maria da Penha.

Para ampliar o acesso a direitos, será construído um novo Centro de Convivência do Idoso, na Fazendinha; um novo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) no bairro Jaguari; e implementados o Programa Superação, para famílias em situação de vulnerabilidade social, e o Projeto Vida Nova, de regularização e revitalização urbana, além da ampliação do programa de regularização fundiária.

Obras e zeladoria

Entre as obras anunciadas também se destacam a construção do novo Fórum, Câmara e a sede da Guarda Civil Municipal; recapeamento de 100 km de vias ao ano; duplicações da Yojiro Takaoka, Estrada dos Romeiros (Sítio do Rosário/Parque Santana) e Avenida Jaguari (Cidade São Pedro); adequação da Estrada Paiol Velho; ampliação do Cemitério e construção do Centro Comunitário Vila Esperança e do Mirante da Aldeia da Serra. Também serão construídos um Caps Infantil e uma nova UBS no bairro 120.

Na zeladoria, destaque para a Operação Bairro Limpo, iniciada no primeiro semestre, melhorias no paisagismo e na sinalização da cidade, ações de tapa-buraco, poda de árvores, substituição de lâmpadas, manutenção de pontos de ônibus, revitalização de rotatórias e construção e manutenção de Ecopontos.

Acesse a íntegra no site da prefeitura

O Plano de Metas 2025-2026 ainda prevê outras ações em áreas específicas, como mobilidade urbana, meio ambiente, tecnologia, emprego e segurança pública, e algumas políticas transversais. Acesse a íntegra do documento no site da prefeitura: prefeitura.santanadeparnaiba.sp.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *