Os jovens de Santana de Parnaíba terão mais uma oportunidade para ingressar no Ensino Superior. Nesta segunda-feira (1º/12), foi assinado o convênio entre a prefeitura e a Universidade Presbiteriana Mackenzie para a efetivação da UniParna, um polo virtual para a oferta de cursos nas áreas de tecnologia, marketing e gestão. A cerimônia ocorreu no auditório do Centro Administrativo Bandeirantes, com a presença de autoridades municipais e diretores da universidade.
Na ocasião, o prefeito Elvis Cezar destacou o trabalho da prefeitura em investir na educação do ensino infantil à universidade. Ele afirmou que a ideia da UniParna foi inspirada na Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). “Nós pensamos: por que não fazer a nossa própria universidade virtual? Então fomos atrás de parceiros e unimos propósitos com a Mackenzie”, disse Elvis.
Presente no evento, o reitor da universidade parceira, Prof. Dr. Marco Tullio de Castro Vasconcellos, ressaltou o compromisso de Santana de Parnaíba com a educação e comemorou a parceria. “É uma alegria celebrar este esforço conjunto para oferecer essa oportunidade aos jovens. Este é um momento histórico que vai ficar guardado na nossa memória”.
Objetivo
O convênio tem como objetivo oferecer sete cursos de graduação tecnológica, na modalidade EaD, destinados a alunos egressos do Ensino Médio, incluindo a modalidade da Educação de Jovens Adultos (EJA), e da Fábrica de Programadores, além de oferecer vagas para servidores municipais.
A admissão dos alunos ocorrerá por meio de vestibular aplicado pelo Mackenzie, nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e ingresso direto para egressos da Fábrica de Programadores, desde que não tenham zerado na redação e tenham pontuação mínima de 400 pontos no Enem.
O polo funcionará na Secretaria Municipal da Mulher e da Família, no período noturno, e iniciará suas atividades no primeiro semestre de 2026. Entre os cursos oferecidos estão Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Comercial, Marketing e Processos Gerenciais.

