Santana de Parnaíba celebra 445 anos com inauguração do Novo Hospital e Maternidade Municipal Santa Ana

Santana de Parnaíba

Município comemora o aniversário com uma programação especial que inclui shows, missa e a entrega de uma das maiores obras da história da cidade com a presença confirmada do Governador Tarcísio de Freitas

200 leitos, cinco centro cirúrgicos

Santana de Parnaíba, uma das cidades mais antigas do Brasil, completa 445 anos de fundação no próximo dia 14 de novembro. Para marcar a data, a prefeitura preparou uma programação especial que celebra a história, a cultura e o desenvolvimento do município. O grande destaque das comemorações será a inauguração do Novo Hospital e Maternidade Municipal Santa Ana, um dos maiores sonhos dos parnaibanos, construído com recursos próprios. A cerimônia de inauguração será realizada às 10h30, na Avenida General Cezar, 613 – Campo da Vila.

Com cerca de 14 mil m² de área construída e 200 leitos, o hospital contará com ala de emergências e urgências, pronto-socorro adulto e pediátrico, unidades de internação, centro cirúrgico e UTI. A estrutura será equipada com tecnologia de ponta, permitindo a realização de exames de raio-X, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, garantindo mais qualidade e agilidade no atendimento à população, além de representar um marco para o sistema municipal.

De imediato, o novo Hospital e Maternidade assumirá toda a demanda do Pronto Atendimento Médico Santa Ana Adulto, do Pronto-Socorro Infantil e da Maternidade. Em dezembro, terão início as cirurgias eletivas e, aos poucos, os demais serviços serão implementados gradativamente, de acordo com a demanda.

As comemorações começam antes da importante inauguração, logo ao amanhecer, às 6h, com a tradicional Alvorada, que contará com a apresentação da Orquestra Municipal percorrendo as ruas do Centro Histórico. Às 7h30, será servido um café da manhã no Centro de Memória e Integração Cultural (Cemic), localizado no Largo da Matriz, 49. Em seguida, às 9h, acontece a missa solene na Igreja Matriz Santa Ana (Largo da Matriz, s/n). À tarde, às 14h,  o público poderá prestigiar a premiação do Concurso Literário no Cemic.

À noite, a celebração continua na Barragem Edgard de Souza (Estrada dos Romeiros, km 40,5 – portão 2), com shows a partir das 20h. Sobem ao palco Danillo Gomes, Lidi Lima e Kivia Pascoal, seguidos da dupla sertaneja Marcos & Belutti, conhecida por sucessos como “Domingo de Manhã”, “Eu Era” e “Romântico Anônimo”. Para encerrar o dia de festa, uma queima de fogos vai iluminar o céu em homenagem aos 445 anos de história de Santana de Parnaíba.

A entrada é gratuita, e o público é convidado a colaborar com a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade, em apoio às famílias em situação de vulnerabilidade do município.

TRADIÇÃO E CULTURA

Fundada em 14 de novembro de 1580 por Suzana Dias e seu filho André Fernandes, Santana de Parnaíba é reconhecida por suas fortes tradições culturais e religiosas. O município abriga eventos que atraem milhares de visitantes todos os anos, como o Drama da Paixão, o segundo maior espetáculo a céu aberto do Brasil, realizado há mais de 28 anos, e o Corpus Christi, com seus tradicionais tapetes de serragem e flores, confeccionados há mais de seis décadas.

Outros destaques do calendário cultural incluem o Carnaval de Rua, com o bloco Grito da Noite ao som do samba de bumbo, o Encontro de Antigomobilismo, a Folia de Reis, a Festa do Cururuquara, a Romaria do Suru e o encantador Natal de Luz.

ARQUITETURA E HISTÓRIA VIVA

Santana de Parnaíba também preserva um dos mais notáveis conjuntos arquitetônicos do Estado de São Paulo, com 209 edificações tombadas pelo Condephaat. Entre elas, a Igreja Matriz Santa Ana, o Museu Anhanguera, o Casarão Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo, o Centro de Memória e Integração Cultural e a antiga sede da Câmara Municipal.

As construções em taipa de pilão, pau a pique, adobe e tijolos formam um verdadeiro museu a céu aberto, que transporta moradores e visitantes aos séculos passados.

GASTRONOMIA E TURISMO

A gastronomia é outro atrativo que conquista quem visita a cidade. São diversas opções que vão da culinária paulista e mineira a pratos veganos, vegetarianos e italianos, além de docerias, sorveterias, hamburguerias, padarias e pesqueiros.

Em reconhecimento a todo esse potencial, Santana de Parnaíba foi oficialmente incluída na lista dos Municípios de Interesse Turístico (MITs) em 27 de agosto de 2025, consolidando-se como um importante destino cultural, histórico e gastronômico do Estado de São Paulo.

PROGRAMAÇÃO

6h – Alvorada (ruas do Centro Histórico)

7h30 – Café da manhã (Cemic)

9h- Missa (Igreja Matriz Santa Ana)

10h30 – Inauguração Novo Hospital e Maternidade Santa Ana (Avenida General Cezar, 613 – Campo da Vila)

14h – Premiação do Concurso Literário

18h – Abertura dos portões (Estrada dos Romeiros, km 40,5 – portão 2)

20h – Show com Marcos e Belutti, Danillo Gomes, Lidi Lima, Kivia Pascoal (Estrada dos Romeiros, km 40,5 – portão 2)

Serviço
Aniversário de Santana de Parnaíba – Inauguração do Novo Hospital e Maternidade Municipal Santa Ana

Dia: 14 de novembro (sexta-feira)

Horário: 10h

Endereço: Avenida General Cezar, 613 – Campo da Vila

Show de aniversário com Marcos e Belutti

Horário: 20h

Endereço: Barragem Edgard de Souza (Estrada dos Romeiros, km 40,5 – portão 2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *