Obra vai transformar a mobilidade urbana, reduzir o trânsito na região e melhorar a acessibilidade da população
O prefeito Marcos Godoy, Teco (Podemos) vai inaugurar nesta sexta-feira (3), o novo Viaduto na região central da cidade, ao lado do Pronto-Socorro Central. Essa é a maior obra de mobilidade da história de Itapevi. A estrutura promete revolucionar o tráfego urbano, oferecendo mais fluidez e alternativas de trajeto para os motoristas.
Para marcar a entrega da obra, será realizada uma caminhada simbólica, com início às 19h, na rua Agostinho Ferreira Campos com a Hermentino Beloni, na Cidade Saúde e na sequência o trânsito será liberado.
“A Prefeitura entregará esta importante obra, que sem dúvidas irá transformar a mobilidade de Itapevi. Estamos trabalhando muito para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, destaca o prefeito Teco.
O novo viário vai aliviar o tráfego no Viaduto José dos Santos Novaes que foi construído no final dos anos de 1970, que passará a ser utilizado prioritariamente para o trânsito local em direção ao Terminal Rodoviário, ao Centro, Cardoso e ao Jardim Rainha, por exemplo. O novo viário compreende o trecho entre a Rua Orlando Higino de Moraes (nas imediações do Pronto-Socorro Central) e o Corredor Oeste, sentido Cohab.
A estrutura é construída em concreto armado e recebeu 70 placas de acrílico de barreira acústica importadas de Israel, instaladas em perfis metálicos com travas de segurança. Mais leves que o concreto e de alta resistência, elas funcionam como proteção sonora para reduzir o barulho do tráfego próximo ao Hospital Municipal.
Alterações no trânsito
Com o início das operações do novo Viaduto, o fluxo de veículos será reorganizado para quem acessa a Rua Agostinho Ferreira Campos vindo da SP-029 (Rodovia Coronel PM Nelson Tranchesi). A Rua Agostinho Ferreira Campos permanece como via de mão dupla.
Nesse contexto, a Rua Erotildes de Freitas permitirá acesso em sentido único à esquerda, para quem vai para a Rua Professor Dimarães Antonio Sandei, e sentido único à direita, para quem sobe, em direção à Av. Presidente Vargas.
A Rua Carmem Silva de Almeida também terá a mesma configuração: sentido único à esquerda para quem quer acessar a rua Dimarães Antonio Sandei e à direita, subindo, para quem quer acessar a avenida Presidente Vargas.
O novo viaduto beneficiará moradores da Cohab, Amador Bueno, Jardim Santa Rita e Parque Suburbano, além de motoristas de Cotia e São Roque.
O equipamento recebeu a denominação de Complexo Viário Maria José Soares, por meio da Lei Nº 3.388, de 14 de agosto de 2024, em homenagem a avó do prefeito Igor Soares (2017-2024).
Segunda etapa
Seguem em ritmo acelerado as obras da segunda etapa do viaduto, no sentido inverso, conectando o Corredor Oeste à Rua Professor Dimarães Antonio Sandei (via do Parque da Cidade), em direção à rodovia Castello Branco. A previsão de entrega deste segundo trecho é para o segundo semestre de 2026.
Foto: Christian Carracci e Helder Lins/PMI