Segundo Franklin Venancio, a iniciativa deve garantir mais segurança para pedestres e motoristas, além de prevenir acidentes e promover uma mobilidade urbana mais eficiente; na ocasião, o vereador pediu ainda a implantação do corredor “SER” – Saúde, Esporte e Recreação, visando proporcionar uma alternativa de lazer na cidade
Na 26ª Sessão Ordinária de 02 de setembro de 2025, o vereador Franklin Venancio da Silva Netto (PL) submeteu dois requerimentos ao plenário da Câmara Municipal de Jandira. Por intermédio do documento nº 411/25, o parlamentar pede que Prefeitura oficie a EMTU e a ViaMobilidade para viabilizar a construção de uma passarela interligando a estação de trem ao Terminal Rodoviário Municipal.
Como justificativa, Franklin Venancio frisou que, nos horários de pico, o elevado volume de pedestres e veículos na região aumenta o risco de acidentes, mesmo com a sinalização existente no local. “Só Jandira não tem essa passarela, todas as cidades têm. A gente passa ali e corta o coração ao ver a população parada no semáforo, com sol de 40 graus, chuva ou frio. Muitas vezes, naquela aglomeração, as pessoas acabam se empurrando para o meio da pista. Inclusive, ocorrem atropelamentos ali. Até o dia em que acontecer alguma fatalidade. Lembrando que o Governo do Estado é o responsável por isso”, alertou na tribuna.
Para o autor, a construção da passarela deve garantir mais segurança para pedestres e motoristas, além de prevenir acidentes e promover uma mobilidade urbana mais eficiente. Como forma de dar força ao pedido, o vereador Fábio Camilo dos Santos (PT), o “Fábio Betera”, subscreveu o texto.
O requerimento nº 412/25, em seu turno, sugeriu a implantação do Corredor “SER” – Saúde, Esporte e Recreação no município, visando proporcionar uma alternativa de lazer e bem-estar à população. A iniciativa consiste na liberação de uma via pública aos domingos para a prática esportiva da comunidade. A proposta prevê, por exemplo, a interdição da pista no trecho entre a estação de trem Sagrado Coração e a esquina com a Avenida Carmine Gragnano, no limite com Barueri.