Com a proximidade do período eleitoral, o título de eleitor se torna um documento essencial para o exercício da cidadania. Mais do que uma obrigação legal, ele garante ao cidadão o direito de escolher seus representantes e participar ativamente das decisões que impactam a sociedade.
Para emitir o título, o procedimento é simples: basta comparecer ao Cartório Eleitoral ou ao posto de atendimento mais próximo, ou ainda realizar o pré-atendimento pelo sistema Título Net, disponível no site do TRE-SP. O alistamento pode ser feito a partir dos 15 anos, sendo que o exercício do voto será permitido apenas aos cidadãos que completarem 16 anos até a data do primeiro turno da eleição.
Para concluir a solicitação, é necessário apresentar um documento oficial com foto que comprove a identidade, como RG ou CNH, além de um comprovante de residência recente. O alistamento eleitoral é obrigatório para as brasileiras e os brasileiros maiores de 18 anos e facultativo para as pessoas analfabetas, as maiores de 70 anos e as que têm entre 16 e 18 anos.
Redação

